sábado, 19 de janeiro de 2019

Gerenciamento de Integração - PMBOK



Chegamos a nossa última área de conhecimento do PMBOK tratada nesta seção. Falaremos sobre o gerenciamento da integração em um projeto seguindo as referências do 6º Guia do PMBOK. Se quiser saber de quais áreas tratamos ou revisar os conceitos vistos é só seguir esses links que encontrará todas as postagens: gerenciamento de qualidade, das partes interessadas, de comunicações, do tempo, do recursos humanos, do escopo do projeto, de aquisições, de riscos e dos custos.


Bem, a Gerência da Integração do Projeto inclui os processos requeridos para assegurar que os diversos elementos do projeto estão adequadamente coordenados (ou seja, integrados com todos os recursos, partes interessadas, escopo, etc). Ela envolve fazer compensações entre objetivos e alternativas eventualmente concorrentes, para que seja atingido as necessidades e expectativas. Enquanto todos os processos de gerência de projetos são de alguma maneira integrados, os processos descritos nesta área de conhecimento, para o Guia PMBOK, estão totalmente integrados.



Resultado de imagem para GERENCIAMENTO DE INTEGRAÇÃO

O Guia divide esta área de conhecimento em 3 (três) processos integrados, sendo:
  1. Desenvolvimento do Plano de Projeto: agrega os resultados dos outros processos e planejamento construindo um documento coerente e consistente;
  2. Execução do Plano do Projeto:  finalizar a execução do projeto através da realização das atividades nele incluídas;
  3. Controle Geral de Mudanças: coordenação das mudanças através do projeto inteiro, onde aqui é feita o gerenciamento das mudanças em todas as áreas de conhecimento.


O gerenciamento da integração do projeto inclui a escolha sobre a alocação de recursos, concessões entre objetivos (que é muito importante, diga-se de passagem) e alternativas conflitantes e gerenciamento das dependências mútuas entre as áreas de conhecimento citadas nos post anteriores.

Tudo entendido? Bom, por hoje é só isso. Caso queiram saber mais detalhes é só comentar ou acessar nossas referências que comentaremos quando possível. Grande abraço a todos e até a próxima!!




Referências:

PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE – PMI. Project Management Body of Knowledge – PMBoK. 2017, Pennsylvania: USA.
https://escritoriodeprojetos.com.br/gerenciamento-da-integracao-do-projeto
Casa do Concurseiro. TRE BRASIL - Técnico Judiciário/Área Administrativa.

2 comentários:

  1. Belo texto Antonio :)

    Gostei bastante dessa explicação, mas ainda fico em dúvida de como o PMBOK trata a parte 3 (Controle Geral de Mudanças) no seu gerenciamento. Não consigo imaginar como um paradigma que é tão 'avesso' à constantes mudanças realiza o controle e atualização dos planos de projeto. Irei procurar alguma leitura relacionada. Caso encontre algo interessante, deixarei aqui nos comentários. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ismael! Obrigado pela observação e dúvida. Então, esse último processo da área de gerenciamento de integração do projeto diz respeito à coordenação das mudanças do projeto inteiro. Por mais que seja realmente difícil controlar as mudanças ao longo do projeto, o PMBOK sugere essa prática dividindo entre as influências que criam as mudanças; determinação de que a mudança ocorreu; e a gerência dessas mudanças. Talvez essas fases não sejam utilizadas na maneira correta na prática e deixe dúvidas pra você, mas ao menos é o que o guia propõe. Grande abraço!

      Excluir