Dando início ao gerenciamento de aquisições do projeto, essa área inclui os processos importantes para a compra, aquisição de produtos produtos, serviços ou resultados externos à equipe de um determinado projeto. Uma organização pode ser tanto o comprador quanto o vendedor dos produtos, serviços ou resultados de um projeto. Para o guia do PMBOK, esta área está dividida em processos de planejamento das aquisições, preparação das aquisições, obtenção das propostas, seleção dos fornecedores, administração dos contratos e encerramento do contrato.
Já no que tange ao gerenciamento de riscos de um projeto inclui os processos de planejamento, identificação, análise, planejamento de respostas e controle de riscos de um projeto. Os objetivos do gerenciamento dos riscos do projeto são aumentar a probabilidade e o impacto dos eventos positivos e reduzir a probabilidade e o impacto dos eventos negativos no projeto. Você, aluno da turma de Gerência de Projetos da, lembra da aula de análise de riscos dada pelo professor Rogério? Pois é, todo o gerenciamento de riscos é feito daquela maneira sem nenhuma alteração. Um dos métodos mais interessantes dessa área de conhecimento é avaliar o quão crítico um risco é, incluindo sua probabilidade de acontecimento. Um exemplo de tabela feita na análise de riscos está sendo mostrado na Figura 1, onde nela apresenta o impacto, a categoria e a probabilidade de ocorrência.
Figura 1 - Exemplos de tabela de riscos |
Bom, por hoje é só isso. Caso queiram saber mais detalhes é só comentar ou acessar nossas referências que comentaremos quando possível. Grande abraço a todos e até a próxima!!
Referências:
PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE – PMI. Project Management Body of Knowledge – PMBoK. 2017, Pennsylvania: USA.
Casa do Concurseiro. TRE BRASIL - Técnico Judiciário/Área Administrativa.
Gerenciamento de riscos é algo que muita gente ignora, mas é de fundamental importância, principalmente dentro do contexto público. Se tivéssemos um gerenciamento de riscos efetivo nos projetos, com certeza sofreríamos menos.
ResponderExcluirÓtimo post. Já estudei esse método de gerenciamento de risco. Mas quando o problema ocorrer, só nos resta o plano de contingência. Aprendemos que o planejamento é a base de todo projeto de sucesso!
ResponderExcluir