O guia divide esta área de conhecimento em 4 processos, sendo:
- Identificação das partes interessadas, onde há a própria identificação dos envolvidos no projeto e os interesses de cada pessoa e, claro, o impacto de sucesso que o stakeholder tem para o projeto.
- Planejamento das partes interessadas é onde há o desenvolvimento das estratégias para "quebrar" as resistências dos stakeholders para garantir engajamento durante todo o projeto. (Como exemplo, imagine um cliente associado a seu projeto sem nenhum engajamento para o sucesso de um projeto... pense, isso seria chato ao decorrer do projeto, né?)
- Gerenciamento do engajamento das partes interessadas: é aqui onde deve existir a comunicação e interação com as partes interessadas identificadas no primeiro processo para atender as suas necessidades;
- Monitoramento do engajamento das partes interessadas: por fim, é nesse processo que é monitorado todo o engajamento dos stakeholders do projeto. Exemplos de monitoração como verificar os relacionamentos e interesses das partes do projeto e, claro, ajustar e equilibrar todas as estratégias.
Referências:
PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE – PMI. Project Management Body of Knowledge – PMBoK. 2017, Pennsylvania: USA.
https://escritoriodeprojetos.com.br/gerenciamento-das-partes-interessadas-do-projeto
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