O guia do PMBOK 6ª Edição divide esta área de conhecimento em 5 processos. definição das atividades, sequenciamento das atividades, estimativa da duração das atividades, desenvolvimento do cronograma e controle do cronograma.
1) O primeiro processo trata-se da definição das atividades, onde deverão ser identificados as atividades que devem ser realizadas durante o projeto (o importante é definir as atividades específicas mais importantes para o desenvolvimento do projeto). Para isso, é usado uma base de linha do escopo que foi definido, principalmente no nível mais baixo da EAP - os pacotes de trabalho do projeto, em que cada pacote de trabalho é decomposto das atividades necessárias para poder concluí-las. O guia divide o fluxo na seguinte forma:
Figura 1 - Fluxo do processo de definição de atividades |
2) Já o segundo processo diz respeito ao sequenciamento das atividades que foram definidas no processo anterior. Neste processo é ideal que se documente todas as atividades selecionadas e sejam sequenciadas corretamente para suportar um cronograma real e alcançável para o projeto. Um exemplo de uso desse processo é desenhar um diagrama de rede lógica (figura 2) usando o método do diagrama de precedência para definir o sequenciamento das atividades.
Figura 2 - Desenho de diagrama de rede lógica usando o método do diagrama de precedência |
O PMBOK divide o fluxo desse processo da seguinte forma:
Figura 3 - Fluxo do processo de sequenciamento das atividades |
3) Depois de realizar todo o sequenciamento das atividades, agora é hora de definir o tempo que será gasto em cada atividade. Ou seja, este processo diz respeito à estimativa de duração das atividades. Lembrando que é somente estimativa, onde envolve avaliar a quantidade de tempo/trabalho que provavelmente será necessário para implementar em cada atividade. Existem diversas formas de fazer isso. Um exemplo é a técnica que utilizamos em sala de aula, você lembra? Selecionamos o tempo que seria feito em cada classe chave e classe suporte e depois a média que cada pessoa na equipe gasta pra realizar uma classe, sendo de 15 a 20 dias e partir disso podemos calcular o tempo total que poderá ser gasto em todo o projeto.
Figura 4 - Fluxo do processo de estimativa de duração das atividades |
4) A quarta área de conhecimento do PMBOK se refere a criar um cronograma para o projeto. As principais entradas são o diagrama de rede de projeto (feito no processo anterior) e as estimativas de duração ( também feitas no processo anterior). Existem diversas formas para gerar o gráfico com o cronograma do projeto, um exemplo é o uso do Diagrama de Gantt (figura 5). O PMBOK divide este fluxo desse processo como é mostrado na figura 6.
Figura 5 - Modelo de diagrama de Gantt |
Figura 6 - Fluxo do processo de criação do cronograma para o projeto |
5) O último processo dessa área de conhecimento é o controle do cronograma gerado no processo anterior. Consiste, claro, em influenciar os fatores que criaram mudanças no cronograma, determinar que o cronograma foi alterado e gerenciar as mudanças reais. O fluxo que o PMBOK sugere é o definido na figura 7 abaixo.
Figura 7 - Fluxo do processo de controle do cronograma gerado para o projeto |
Até a próxima área de conhecimento definida com mais detalhes. Grande abraço! Qualquer dúvida só comentar neste post e vamos discutir sobre o conteúdo.
Referências
https://escritoriodeprojetos.com.br/definir-as-atividades
https://escritoriodeprojetos.com.br/sequenciar-as-atividades
https://escritoriodeprojetos.com.br/sequenciar-as-atividades
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