Hoje continuaremos as explicações das áreas de conhecimento do guia do PMBOK 6ª edição. Neste post falaremos sobre a quinta área de conhecimento que auxilia no Gerenciamento de Recursos Humanos do seu projeto. Ou seja, agora falaremos de um daqueles conceitos que conhecemos dos 4Ps, você lembra? Isso mesmo: PESSOAS.
Esta área de conhecimento inclui os processos necessários para possibilitar que o uso das pessoas envolvidas no projeto sejam efetivo. É importante termos noção de que essa fase inclui todos os interessados no projeto, como clientes, patrocinadores, contribuidores, stakeholders, etc. O guia do PMBOK divide essa área de conhecimento em apenas 3 processos, sendo planejamento organizacional, montagem da equipe, desenvolvimento da equipe.
1) O planejamento organizacional diz respeito à identificação das funções existentes para o desenvolvimento do projeto e delimitar as responsabilidades e relacionamentos de suporte dentro do projeto.
2) Já a montagem da equipe é o que próprio nome já sugere, né? Esse processo se refere a designar as pessoas no projeto.
3) E por fim, o desenvolvimento da equipe. É aqui onde é desenvolvido habilidades individuais e do grupo para aumentar o desempenho do projeto.
O Guia divide as entradas e saídas com o fluxo necessário demonstrado abaixo. Se quiser saber mais detalhes é só comentar ou acessar nossas referências.
terça-feira, 18 de dezembro de 2018
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário