Segundo o Guia PMBOK, planejar esse gerenciamento é determinar as principais necessidades de informações das partes interessadas no projeto. Nesse sentido, o gerente de projetos deve
- Conectar as partes interessadas respondendo suas necessidades de informação;
- Agilizar a tomada de decisão disponibilizando a informação certa na hora certa para as pessoas certas;
- Garantir o alinhamento entre as pessoas disponibilizando uma documentação resumida e eficiente.
O Guia divide essa área em apenas 4 processos, sendo:
- planejamento das comunicações: é aqui onde determinamos as informações e comunicações necessárias para os interessados. Por exemplo, quem precisa de qual informação e quando necessitarão.
- distribuição das informações: onde há a distribuição e disponibilização das informações necessárias para os envolvidos no projeto.
- relato de desempenho: esse processo é onde há a coleta e disseminação das informações de desempenho. É neste processo que há a inclusão de relatórios de situação, medição de progresso e previsões.
- encerramento administrativo: já este último processo diz respeito ao encerramento administrativo que consiste em verificar e documentar os resultados do projeto para formalizar a aceitação do produto do projeto pelos envolvidos.
Se quiser saber mais sobre esta área de conhecimento e seus processos é só acessar as bibliografias escolhidas ou comentar nesse post que podemos discutir sobre o tema. Grande abraço e até a próxima!!
Referências
https://escritoriodeprojetos.com.br/planejar-o-gerenciamento-das-comunicacoes
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