sexta-feira, 4 de janeiro de 2019

Gerenciamento de Qualidade - PMBOK

Hoje falaremos sobre o gerenciamento da qualidade em um projeto. Esta área de conhecimento é responsável por descrever os principais processos para assegurar que todas as necessidades que originaram o desenvolvimento do projeto serão satisfeitas, ou seja, "estão com qualidade". Para quem já estudou qualidade de software na universidade vai estar um pouco familiarizado com os processos desta área de conhecimento, dado que possui muita coisa que já foi vista.



O Guia do PMBOK 6ª Edição divide esta área de conhecimento em 3 (três) grandes processos muito importantes. São eles:

1) planejamento da qualidade: processo para definir e identificar os padrões de qualidades que serão usados para a qualidade do projeto ser avaliada. Perceba, por exemplo, que há diversos exemplos de padrões de qualidade. Alguns exemplos estão os protocolos em redes de computadores; por outro lado temos as características de eficiência, disponibilidade, confiabilidade ou usabilidade de um determinado software;

2) garantia de qualidade: processo em que há a avaliação periodicamente do desempenho geral do projeto buscando assegurar a satisfação dos padrões definidos no processo anterior;

3) controle da qualidade: monitoramento dos resultados específicos do projeto para determinar se todos estão de acordo com os padrões definidos. Além disso, nesse processo deve também ser encontrados os desempenhos insatisfeitos de acordo com os padrões de qualidade e propor soluções;

Se quiser saber mais detalhes é só comentar ou acessar nossas referências que comentaremos quando possível. Grande abraço a todos e até a próxima!!

Referências:

PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE – PMI. Project Management Body of Knowledge – PMBoK. 2017, Pennsylvania: USA.

2 comentários:

  1. Uouu! Excelente postagem, principalmente porque tudo que li foi inédito, já que não conhecia a área em questão, e ficou muito mais fácil entender com o exemplo dos protocolos de rede, pois nunca os tinha visto dessa forma. É importante falar também que o gerenciamento da qualidade por si só não será muito eficaz, é de suma importância que o time envolvido no projeto entenda e busque sempre atingir os objetivos de qualidade propostos.


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Valmir! O ideal é que o time envolvido no projeto sempre busque atingir os objetivos de qualidades definidos ao longo do projeto. E obrigado por ter comentado, ficamos felizes por fazer parte desse novo conhecimento.

      Excluir