segunda-feira, 3 de dezembro de 2018

Gerenciamento do Escopo do Projeto - PMBOK

Hoje veremos com mais detalhes a primeira área de conhecimento do PMBOK: Gerenciamento do Escopo do Projeto. Uma das partes mais importantes para a gerência de um projeto.

Como vimos no post anterior, o guia do PMBOK possui 10 áreas de conhecimento que são importantes para o gerenciamento de um projeto, onde todas são importantes, mas não podemos esquecer, claro, do gerenciamento do escopo de um projeto. É aqui que definimos o conjunto de todos os trabalhos que serão executados para construir e entregar o produto.

Para entender melhor esta área de conhecimento didaticamente, podemos ver o vídeo do canal CursoBom do Youtube, onde define bem o que é a gestão de escopo.


Pelo que vimos no vídeo, o escopo é bastante importante para um projeto, pois é onde temos que definir o que realmente tem que ser feito e o que tem que ser entregue. E, sobretudo, com o custo e tempo/prazo estimados corretamente (são outras áreas de conhecimento que são abordadas no PMBOK - não se preocupe, veremos em próximas postagens).

O guia do PMBOK divide esta área em 5 grupos de processos. São eles:

1) Iniciação: é onde há o estudo de viabilidade do projeto e todos os processos de reconhecimento formais são iniciados. Além disso, é onde todo o plano estratégico do projeto é realizado.
Figura 1: Fluxo do processo de iniciação do escopo

2) Planejamento do escopo: aqui é onde o processo de desenvolvimento é escrito para as decisões futuras, incluindo diversos critérios para determinar se o projeto será realizado com sucesso. Suas principais entradas são as restrições e as principais ferramentas e técnicas são a análise do produto e do custo benefício.

Figura 2: Fluxo do processo de planejamento do escopo

3) Detalhamento do escopo: nesse processo é realizado a subdivisão dos principais subprodutos conforme realizados na etapa anterior detalhando em componentes menores.
Figura 3: Fluxo do processo de detalhamento do escopo
4) Verificação do escopo: diz respeito à formalização do aceite do escopo do projeto pelas partes envolvidas, onde exige uma revisão dos produtos e resultados do trabalho para garantir que tudo foi completado corretamente.
Figura 4: Fluxo do processo de verificação do escopo

5) Controle de mudanças do escopo: por fim, há um controle de todas as mudanças que consiste em influenciar os fatores que criaram mudanças de escopo, determinar que determinada mudança ocorreu e gerenciar as mudanças reais, quando ocorrem.

Figura 5: Fluxo do processo de controle de mudanças do escopo


Restou alguma dúvida? Então só comentar que podemos discutir mais sobre o assunto. Quer saber mais? Só olhar nossas referências, pois lá tem muito mais!!

Abraço e até a próxima!

Referências:

PMI. Guia do conhecimento em gerenciamento de projetos. Guia PMBOK® 6a. Ed. – EUA: Project Management Institute, 2017.
https://bsbr.com.br/gerenciamento-do-escopo-do-projeto/

0 comentários:

Postar um comentário