sexta-feira, 30 de novembro de 2018

Áreas de Conhecimento do PMBOK

Oi pessoal! Lembram do último post sobre uma introdução ao PMBOK? Então, quem não lembra do que foi falado ou não leu ainda é só clicar aqui e assim você irá entender do que falarei hoje.


Como vimos, para que o gerenciamento de projetos seja eficaz, o gerente de projetos precisa possuir e aplicar uma relação extensa de conhecimentos e habilidades dividida em 10 (dez) áreas definidas no PMBOK (6ª Edição - 2017). As áreas diz respeito ao gerenciamento do escopo, custo, tempo, recursos humanos, comunicações, partes interessadas, qualidade, aquisições, riscos, integração.

Neste post será mostrado apenas um overview dessas áreas de conhecimento para todos termos noção do que significa cada uma delas. Em outras postagens serão abordadas detalhadamente cada área.

A primeira área de conhecimento diz respeito à Gerência do Escopo do Projeto (Escopo... já ouviu essa palavra muitas vezes nas aulas de Engenharia de Software ou Gerência de Projetos, né?). Esta área descreve e aborda todos os processos necessários para garantir que o projeto atinja tudo o que foi requerido e nada mais do que foi pedido, fazendo com que o projeto seja completo e obtenha sucesso. Lembrando que esta área é a mais importante do gerenciamento de projetos porque tudo depende do escopo. Esta área é dividida pela iniciação, planejamento do escopo, detalhamento do escopo, verificação do escopo e controle de mudanças do escopo. Ele é um daqueles conceitos que está no triângulo da gestão de projetos, vocês lembram? Onde o triângulo envolve Escopo, Qualidade, Custo e Prazo.

triângulo da gestão de projetos

A segunda área de conhecimento é o Gerenciamento do Custo de um projeto em que caracteriza que o projeto seja completado dentro do orçamento previsto. Aliás, a conclusão de um projeto dentro do orçamento é um princípio bastante importante para a administração de projetos. Ele é composto pelo planejamento dos recursos, estimativa dos custos, orçamento dos custos e controle dos custos.

A terceira e muito importante é o Gerenciamento do Tempo. Imagine um projeto sem tempo determinado para começar e terminar. Imaginou? Pois é... difícil. A principal ferramenta dessa área é nada mais, nada menos que o CRONOGRAMA \o/. Sim, este bendito cronograma. O guia divide esta área em definição das atividades, sequenciamento das atividades, estimativa da duração das atividades, desenvolvimento do cronograma e controle do cronograma. 

A próxima área de conhecimento é o Gerenciamento de Recursos Humanos (Isso mesmo! PESSOAS!!!). Esta área descreve os processos necessários para proporcionar a melhor utilização das pessoas envolvidas no projeto. O guia divide esta área em planejamento organizacional, montagem da equipe e desenvolvimento da equipe.

A quinta área é o Gerenciamento de Comunicação. Área que descreve os processos necessários para assegurar que a geração, captura, distribuição, armazenamento e pronta apresentação das informações do projeto sejam feitas de forma adequada e no tempo definido. Esta área é composta por planejamento das comunicações, distribuição das informações, relato de desempenho e encerramento administrativo.

A sexta área de conhecimento é o Gerenciamento de Partes Interessadas. Área que define com clareza todos os stakeholders do projeto e todas as partes envolvidas e interessadas no projeto. O guia divide esta área em identificação das partes interessadas, planejamento das partes interessadas, gerenciamento do engajamento das partes interessadas e monitoramento do engajamento das partes interessadas.

A sétima área de conhecimento é o Gerenciamento de Qualidade. Esta área define as principais características de um produto de qualidade onde abrange a vertente que origina que as necessidades do projeto sejam satisfeitas. O guia é composto pelo o planejamento da qualidade, garantia da qualidade e controle da qualidade.

A oitava área de conhecimento é o Gerenciamento de Aquisições que descreve os processos indispensáveis para a aquisição de mercadorias e serviços fora da organização que desenvolve o projeto. Esta área é dividida em planejamento das aquisições, preparação das aquisições, obtenção de propostas, seleção de fornecedores, administração dos contratos e encerramento do contrato.

A nona área de conhecimento é a área do Gerenciamento de Riscos. Todos lembram da aula de Avaliação de riscos de Rogério Patrício? Pois é, é praticamente aquilo tudo que vimos. Onde nela identificamos, analisamos e verificamos os planos de contingência a riscos de um projeto.  Ele é composto pela identificação dos riscos, quantificação dos riscos, desenvolvimento das respostas aos riscos e controle das respostas aos riscos.

A décima e última área de conhecimento é o Gerenciamento de Integração, onde descreve e assegura que os diversos elementos de projetos integrados ao projetos sejam coordenados adequadamente. Composto pelo desenvolvimento do plano do projeto, execução do plano do projeto e controle geral de mudanças.

UFA! Conseguiu entender todos? Se não, pode enviar alguma pergunta nos comentários abaixo que responderemos sempre que possível. Nas próximas postagens iremos detalhar cada um desses processos e aprenderemos juntos.



Grande abraço!!


Referências:

PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE – PMI. Project Management Body of Knowledge – PMBoK. 2017, Pennsylvania: USA.
https://wiki.redejuntos.org.br/busca/triangulo-de-gerenciamento-de-projetos-triangulo-de-gerenciamento-de-projetos-escopo-custos-e
http://netproject.com.br/blog/as-10-areas-de-conhecimento-do-gerenciamento-de-projetos-que-o-escritorio-de-projetos-deve-auxiliar/

Um comentário:

  1. Oi, gostaria de saber quais são as habilidades essências de um gerente de projeto? Outra coisa, se eu entendi corretamente, o PMBOK é basicamente um guia de como gerenciar projetos?
    abraços, gostei do conteúdo!

    ResponderExcluir