Respondeu a pergunta do título dessa postagem? Se a resposta for NÃO, continue lendo e saberá o que significa essa "tal sigla". Por outro lado, caso a reposta seja SIM, continue lendo mesmo assim, pois nenhum conhecimento adicional será desperdiçado. Tenha certeza disso!
Então, vamos lá... Tentarei falar desse assunto de uma forma mais clara possível para que não fique nenhuma dúvida, ok? Bem, a sigla PMBOK® quer dizer Project Managment Body of Knowledge, em português, Guia de Conhecimento em Gerenciamento de Projetos, ou seja, ele oferece um conjunto de boas práticas no gerenciamento de projetos para as organizações. Ele é organizado pelo instituto PMI (Project Management Institute) - Instituto de Gerenciamento de Projetos com base do conhecimento sobre gestão de projetos por profissionais renomados na área.
O guia não impõe que todas as práticas sejam aplicadas uniformemente a todos os projetos, claro. Por este motivo, o ideal é considerar se às práticas associadas ao seu projeto são ou não apropriadas às práticas sugeridas no guia (até porque a organização e equipe de gerenciamento do projeto que são responsáveis por determinar o que é apropriado para um determinado projeto, né isso?).
Além disso, ele oferece e promove um grande léxico para discussão, escrita e aplicação do gerenciamento de projetos, fazendo com que haja intercâmbio entre os profissionais de diversas áreas, em especial gerência de projetos.
Além disso, ele oferece e promove um grande léxico para discussão, escrita e aplicação do gerenciamento de projetos, fazendo com que haja intercâmbio entre os profissionais de diversas áreas, em especial gerência de projetos.
O PMBOK atualmente está na sua sexta versão, lançada em 2017. Abaixo podemos ver algumas dessas versões e seus respectivos anos de lançamento.
Versões do guia PMBOK ao longo dos anos. Fonte: fivescursos.blogspot.com. |
Todos os seus guias são divididos em grupos de processos, subprocessos e áreas de conhecimento que são atualizados conforme o seu ano de lançamento. Essa divisão serve para descrever de uma forma organizada o trabalho a ser realizado durante um determinado projeto. Abordagem esta que lembra outras normas como a ISO 900 e o CMMI (assunto que será abordado em outra seção deste blog).
De acordo com a versão atual do Guia PMBOK (6ª Edição - 2017), um projeto pode ser mais bem gerido mediante a integração e aplicação adequada de 49 processos, que podem ser reunidos em 10 áreas de conhecimento e 5 grupos de processo.
Para termos noção, uma área de conhecimento diz respeito a um conjunto de conceitos, termos e atividades que compõem um campo profissional, campo de gerenciamento de projetos ou uma área de especialização. As dez áreas de conhecimento são: qualidade, partes interessadas, comunicações, tempo, recursos humanos, escopo, aquisições, riscos, custos e integrações. Podemos ver que todas as áreas de conhecimento possuem relação direta com o projeto, como demonstrado no diagrama abaixo.
Áreas de Conhecimento do Guia PMBOK 6ª Edição. Fonte: https://artia.com |
Bem, acho que por aqui já está bom de PMBOK, né? Se quiser saber mais é só dar uma olhada nas nossas referências logo abaixo e ficará "antenado". Na próxima postagem falaremos sobre os grupos de processo e as áreas de conhecimento da versão mais atual (6ª Edição - 2017) do PMBOK.
Abraços e até a próxima!
Referências:
https://artia.com/blog/gerenciamento-das-partes-interessadas-na-gestao-de-projetos/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Project_Management_Body_of_Knowledge#Defini%C3%A7%C3%A3o
https://www.linkedin.com/pulse/vem-a%C3%AD-sexta-edi%C3%A7%C3%A3o-do-pmbok-em-2017-azevedo-pmp-cbpp/
https://www.linkedin.com/pulse/pmi-pmp-pmo-e-pmbok-sem-confus%C3%A3o-thiago/
Parabéns pelo texto! Não conhecia muito sobre o PMBOK e notei que realmente vale a pena utilizar esse guia no gerenciamento de projetos. Li também seus outros posts sobre as áreas de conhecimento do PMBOK e percebi quantos benefícios ele traz, como, por exemplo, a melhoria no fluxo de comunicação entre as partes envolvidas no projeto, enfâse no uso de recursos (tempo, dinheiro) de forma eficiente, tratamento otimizado de riscos, entre outras. Uma curiosidade é que existe uma dissertação de mestrado interessante sobre o nível do uso do guia PMBOK nas empresas brasileiras [http://bibliotecadigital.fgv.br/dspace/handle/10438/11354]. É curioso que o aluno concluiu através de pesquisas que as empresas no Brasil possuem um grau médio de uso das áreas de conhecimento integração, escopo, tempo e aquisição, mas as áreas de custo, qualidade, recursos humanos, comunicação e risco obtiveram um grau baixo de uso.
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