O MPS.br possui três modelos de referência, cada um abrangendo uma área essencial na gestão de organizações de TIC, a seguir é possível ver a área de atuação e um breve resumo sobre cada modelo de referência, em um outro momento cada modelo será melhor detalhado de acordo com a estrutura do MPS.br em comparação com modelos reconhecidos internacionalmente como o CMMI (Capability Maturity Model Integration):
- MPS-SW : Modelo MPS para software:
- O modelo de software do MPS.br tem como principal foco garantir que os conceitos e atividades associados à engenharia de software sejam devidamente aplicados de acordo com o contexto em que a organização está inserida, de modo a garantir que, na medida em que a organização põe em prática tais conceitos e evolui seus processos, ela tende a se alinhar com os modelos que foram usados como base para o surgimento do MPS.br, ou seja, a maturidade da empresa se desenvolve a ponto melhorar sua competitividade em relação às demais do mesmo ramo.
- MPS-SV: Modelo MPS para serviços:
- Já o modelo para serviços serve como uma ponte para apoiar a melhoria de serviços dentro de uma organização, trazendo em si uma metodologia de avaliação que serve para comprovar a aderência dos processos da organização com relação às melhores práticas do setor, em especial no que diz respeito ao processo de desenvolvimento de software, sendo assim, pode-se dizer que o MPS-SV serve de apoio para o MPS-SW.
- MPS-RH: Modelo MPS para gestão de pessoas:
- Por fim temos o modelo que define requisitos e soluções para a gestão de pessoas, novamente baseando-se em modelos e normas internacionais já conhecidos no mercado, de modo a definir, avaliar e melhorar os passos para a efetividade dessa gestão, de forma gradual e consistente através de práticas de gestão de RH que possam efetivamente garantir uma boa seleção, retenção e desenvolvimento de talentos humanos, que são essenciais para que os objetivos organizacionais sejam alcançados.
Referências:
0 comentários:
Postar um comentário