segunda-feira, 21 de janeiro de 2019

Comparação entre o CMMI e o MPS.br

Como dito anteriormente em outro tópico deste blog, o guia  Geral de MPS para software traz uma relação entre os níveis de maturidade do mesmo e os níveis do CMMI-DEV. A seguir tem-se uma tabela que exibe bem a relação entre os dois modelos:



Como é possível ver na tabela encontrada Neste Trabalho, a quantidade de níveis no MPS.br é maior, isso traz uma vantagem para o modelo MPS em relação ao seu inspirador, o custo e a velocidade para alcançar avanços significativos é menor uma vez que os processos e atividades a serem executados para que se atinja um determinado nível são mais atômicos, por exemplo: É possível que uma determinada organização tenha implementado alguns dos processos do nível 2 do CMMI, mas sem que a mesma possua o nível de maturidade 2 por conta de demais requisitos, por outro lado, talvez o nível G do MPS.br já tenha sido alcançado por essa organização ao atingir tais requisitos, mostrando um avanço na mesma em relação ao estado inicial que não seria tão facilmente visto seguindo a notação do CMMI.

É importante ressaltar também que enquanto o CMMI possui uma contagem ascendente dos níveis, indo de 1 a 5 sendo que o nível 1 não aparece na tabela pois qualquer organização automaticamente se encaixa na ideia de "Não gerenciada" e não há um nível equivalente no MPS.br, o modelo MPS é descendente segundo o alfabeto, começando no nível G e tendo o "maior" nível como o A, isso pode gerar um pouco de confusão inicialmente, então vale dobrar a atenção.




Além da tabela com os detalhes sobre os requisitos a se atingir em cada nível, acima é possível ver uma pirâmide que traz uma representação visual muito interessante sobre a relação entre os modelos MPS e CMMI, a imagem é amplamente conhecida e disseminada em materiais sobre o tema.


Referências:

http://www.garcia.pro.br/Qualidade/Qualidade%20-%20parte%207%20-%20MPSBR%20NOVO.pdf

2 comentários:

  1. Basicamente o MPS Br. tenta ser um pouco "mais light", trazendo uma transição suave da completa bagunça para uma empresa minimamente planejada. Acho isso muito importante, diante da realidade que enfrentamos. Quantas empresas atualmente tem o CMMI?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não foi possível encontrar o valor exato, mas seguem alguns dados para que tenha noção: Em 2018, cerca de 20 organizações conseguiram certificação CMMI no Brasil, sendo a maioria nos níveis 2 e 3... além disso, algumas dessas organizações são empresas com sede fora do Brasil e que fizeram a certificação para melhorar o nível da empresa em relação às demais filiais de fora. Provavelmente nesses casos boa parte dos processos e serviços já existiam e foram apenas adaptados às realidades do Brasil. No ano de 2016 haviam no total cerca de 25 organizações credenciadas, sendo que delas 5 estavam no nível 5 do CMMI. Não existe uma ferramenta eficiente para contabilizar esses dados, mas dá pra notar que grande parte das organizações não conseguem manter o padrão ou simplesmente acabam desistindo de continuar pagando pelas avaliações nos anos seguintes.

      Excluir