Olá queridos leitores! Como estão vocês? Como prometido na postagem anterior, estaremos explicando melhor os níveis de capacidade da Representação Contínua do CMMI.
Existem quatro níveis diferentes para uma determinada Área de Processo. A forma como é feita a medição já foi explicada na nossa última postagem (se não lembra, volta lá e da uma lida! Eu espero...). Mas vocês devem está se pergunta: "O que significa estar no nível 1? Ou no nível 2? Ou em outro nível?". Calma gafanhoto! Logo abaixo você terá uma explicação sobre cada um deles:
Níveis Representação Contínua CMMI - APS – Debora M C Nascimento |
- Nível 0 (Incompleto): O processo não está sendo executado ou está sendo parcialmente executado e uma ou mais metas específicas da área de processo não são satisfeitas. Não existe metas genéricas para esse nível.
- Nível 1 (Realizado): Satisfaz todas as metas específicas de uma área de processo e representa uma melhoria importante, contudo a melhoria pode ser perdida ao longo do tempo se não for institucionalizada.
- Nível 2 (Gerenciado): O processo é planejado e executado de acordo com a política estabelecida, emprega pessoas habilitadas, utiliza recursos adequados para produzir resultados controlados, envolve os stakeholders apropriados, é monitorado, controlado, revisado e avaliado do ponto de vista da aderência a sua especificação e busca garantir que as práticas definidas sejam executadas mesmo ao longo de turbulências.
- Nível 3 (Definido): O processo é gerenciado e adaptado a partir do conjunto de processos padrão da organização e de acordo com as diretrizes de adaptação definidos pela mesma e o processo é mantido continuamente (histórico de experiências para toda a organização).
Após o alcance do nível 3, a melhoria dependerá do alcance de áreas de processo que representam uma maturidade mais elevada, onde cada área pode estar em um nível diferente. são eles:
Áreas de Processo CMMI - APS – Debora M C Nascimento |
- Organizational Process Performance (OPP);
- Quantitative Project Management (QPM);
- Causal Analysis and Resolution (CAR);
- Organizational Performance Managemen (OPM).
- Definir os objetivos de melhoria: Que dependem das necessidades do negócio e estabelecer o alvo (“target profile”), ou seja a área de processo + nível de capacidade desejado.
- Avaliar processo implantado: Progresso real (“achievement profile”), ou seja a área de processo + nível de capacidade alcançado.
Exemplo para representação contínua - CMU/SEI-2010-TR-033 |
Por hoje é só! Na próxima postagem começaremos a tratar da representação por estágios, então fiquem ligados aqui na Gangue dos 4. Até depois...
Referências:
http://cmmiinstitute.com
CMU/SEI-2010-TR-033
Modelos de Qualidade de Software - Mário Lúcio Côrtes e Thelma C. dos Santos Chiossi, Capítulo – 5, 8.
Slides do prof. Débora M C Nascimento
Slides do prof. Débora M C Nascimento
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