sábado, 8 de dezembro de 2018

Gerenciamento do Custo do Projeto - PMBOK

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Hoje veremos com mais detalhes a segunda área de conhecimento do PMBOK: Gerenciamento do do Custo do Projeto.  Imagine a importância de planejarmos tudo que deve ser orçado durante o desenvolvimento de um projeto. Imaginou? Pois é, o custo é muito importante para garantir que o projeto seja concluído dentro do orçamento aprovado e planejado.

A importância para o gerenciamento do custo não diz respeito apenas ao gerenciamento de projetos, mas sim para  a nossa vida também. Como exemplo, podemos citar o Joãozinho que todos os meses guarda em seu cofre R$ 400 reais do auxílio de iniciação científica que recebe na sua universidade. Ele tem como objetivo comprar um novo notebook em 1 ano. Perceba que em 12 meses ele consegue juntar R$ 4800 reais. Dinheiro suficiente para comprar um computador mediano, não acha? Pois é, isso também não passa de um gerenciamento de custo para a vida.


Voltando para mais importante, o guia do PMBOK 6ª Edição divide esta área de conhecimento em 4 grandes processos, que são: planejamento de recursos, estimativa de custos, orçamentação dos custos e controle dos custos.

1) O planejamento dos recursos diz respeito a definir quais recursos e quais quantidades de cada tipo de recurso deverá ser usado para a realização do projeto. Por exemplo, a quantidade de pessoas envolvidas em um projeto, a quantidade de equipamentos e quais equipamentos que deverão ser utilizados e, claro, os materiais que serão usados. Tudo deve ser adicionado nessa fase. O fluxo desse processo é mostrado na figura abaixo.

Figura 1 - Fluxo do processo de planejamento de recursos

2) O segundo processo diz respeito à estimativa dos custos. É aqui que estimamos o que será gasto durante o desenvolvimento do projeto ao decorrer das atividades do projeto. A estimativa dos custos inclui identificar e considerar várias alternativas de custo. Por exemplo: na maioria das áreas de aplicação, considera-se amplamente que o trabalho adicional durante a fase de projeto (design) onde tem o potencial de redução do custo na fase de produção. O processo de estimativa dos custos deve considerar se o custo do trabalho adicional na fase de projeto irá compensar a economia esperada.

Figura 2 - Fluxo do processo de estimativa dos custos


3) O terceiro processo é o orçamento do custos, onde envolve alocar as estimativas feitas na fase anterior ao itens de trabalho que deverão ser utilizados com o propósito de estabelecer um baseline de custo para medir um dado desempenho do projeto esperado. Um exemplo da baseline é demonstrado no gráfico abaixo, onde possui curvas do custo orçado e custo real.

Figura 3 - Gráfico de baseline de custos

O guia do PMBOK divide o fluxo desse processo demonstrado na imagem abaixo, onde a saída principal é baseline  do custo e as entradas são as estimativas e o cronograma do projeto.
Figura 4 - Fluxo do processo de orçamento dos custos

4) E o último processo dessa área de conhecimento é o controle dos custos. Agora que temos a baseline gerada, podemos controlar os custos. Ele envolve monitorar o desempenho do custo planejado a fim de encontrar alterações de plano; envolve assegurar as que as modificações sejam feitas da forma correta; impedir mudanças incorretas e não autorizadas; e para informas as partes envolvidas as devidas mudanças no orçamento. O guia apresenta o fluxo da seguinte forma:

Figura 5 - Fluxo do processo de controle dos custos

Pronto, o que vimos até aqui é o que temos para esta área de conhecimento do PMBOK. Se quiser saber mais detalhes sobre o fluxo de cada processo é só acessar as nossas referências ou fazer alguma pergunta aí nos comentários para discutimos sobre o assunto. 

Até a próxima área de conhecimento!



Referências

PMI. Guia do conhecimento em gerenciamento de projetos. Guia PMBOK® 6a. Ed. – EUA: Project Management Institute, 2017.
http://www.luminaerp.com/single-post/2016/02/28/Gerenciamento-do-Valor-Agregado

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