A importância para o gerenciamento do custo não diz respeito apenas ao gerenciamento de projetos, mas sim para a nossa vida também. Como exemplo, podemos citar o Joãozinho que todos os meses guarda em seu cofre R$ 400 reais do auxílio de iniciação científica que recebe na sua universidade. Ele tem como objetivo comprar um novo notebook em 1 ano. Perceba que em 12 meses ele consegue juntar R$ 4800 reais. Dinheiro suficiente para comprar um computador mediano, não acha? Pois é, isso também não passa de um gerenciamento de custo para a vida.
Voltando para mais importante, o guia do PMBOK 6ª Edição divide esta área de conhecimento em 4 grandes processos, que são: planejamento de recursos, estimativa de custos, orçamentação dos custos e controle dos custos.
1) O planejamento dos recursos diz respeito a definir quais recursos e quais quantidades de cada tipo de recurso deverá ser usado para a realização do projeto. Por exemplo, a quantidade de pessoas envolvidas em um projeto, a quantidade de equipamentos e quais equipamentos que deverão ser utilizados e, claro, os materiais que serão usados. Tudo deve ser adicionado nessa fase. O fluxo desse processo é mostrado na figura abaixo.
Figura 1 - Fluxo do processo de planejamento de recursos |
2) O segundo processo diz respeito à estimativa dos custos. É aqui que estimamos o que será gasto durante o desenvolvimento do projeto ao decorrer das atividades do projeto. A estimativa dos custos inclui identificar e considerar várias alternativas de custo. Por exemplo: na maioria das áreas de aplicação, considera-se amplamente que o trabalho adicional durante a fase de projeto (design) onde tem o potencial de redução do custo na fase de produção. O processo de estimativa dos custos deve considerar se o custo do trabalho adicional na fase de projeto irá compensar a economia esperada.
Figura 2 - Fluxo do processo de estimativa dos custos |
3) O terceiro processo é o orçamento do custos, onde envolve alocar as estimativas feitas na fase anterior ao itens de trabalho que deverão ser utilizados com o propósito de estabelecer um baseline de custo para medir um dado desempenho do projeto esperado. Um exemplo da baseline é demonstrado no gráfico abaixo, onde possui curvas do custo orçado e custo real.
Figura 3 - Gráfico de baseline de custos |
O guia do PMBOK divide o fluxo desse processo demonstrado na imagem abaixo, onde a saída principal é baseline do custo e as entradas são as estimativas e o cronograma do projeto.
Figura 4 - Fluxo do processo de orçamento dos custos |
4) E o último processo dessa área de conhecimento é o controle dos custos. Agora que temos a baseline gerada, podemos controlar os custos. Ele envolve monitorar o desempenho do custo planejado a fim de encontrar alterações de plano; envolve assegurar as que as modificações sejam feitas da forma correta; impedir mudanças incorretas e não autorizadas; e para informas as partes envolvidas as devidas mudanças no orçamento. O guia apresenta o fluxo da seguinte forma:
Figura 5 - Fluxo do processo de controle dos custos |
Pronto, o que vimos até aqui é o que temos para esta área de conhecimento do PMBOK. Se quiser saber mais detalhes sobre o fluxo de cada processo é só acessar as nossas referências ou fazer alguma pergunta aí nos comentários para discutimos sobre o assunto.
Até a próxima área de conhecimento!
Referências
http://www.luminaerp.com/single-post/2016/02/28/Gerenciamento-do-Valor-Agregado
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