domingo, 23 de dezembro de 2018

Certificações CAPM, PMP e PMI-ACP

Atualmente, o PMI oferece um total de 8 certificações diferentes na área de gerenciamento de projetos. Cada certificação está voltada para uma especialidade diferente, e falaremos sobre cada uma delas em uma série de 3 postagens sobre o assunto. Nessa primeira postagem, falaremos especificamente de três certificações: a certificação CAPM, a certificação PMP e a certificação PMI-ACP.



A primeira certificação que falaremos é a CAPM (Certified Associate in Project Management, ou Profissional Técnico Certificado em Gerenciamento de Projetos): esta certificação é voltada para aqueles que possuem pouca experiência no gerenciamento de projetos, mas querem demonstrar seu compromisso com o tema.

Caso você seja um gerente de projetos com pouca experiência, um patrocinador de projeto, um estudante ou professor de gerenciamento de projetos ou um técnico que deseja demonstrar conhecimento na área, esta é a certificação certa para você.

Para se candidatar à certificação CAPM, você precisará de: (1) um diploma de ensino médio ou equivalente e (2) pelo menos 1500 horas de experiência em projeto OU pelo menos 23 horas de formação em gerenciamento de projetos. Atendidos esses pré-requisitos, você poderá fazer o exame e obter a certificação. 

Para manter a certificação CAPM, será necessário fazer um novo teste a cada 5 anos. 

Caso queira mais informações sobre a certificação CAPM, consulte o manual do exame.


A próxima certificação que falaremos é a PMP (Project Management Professional Certification, ou Profissional de Gerenciamento de Projetos): ela é usada para atestar que um profissional possui a formação, experiência e competência para conduzir e dirigir projetos.

Diferentemente da certificação CAPM, a certificação PMP está voltada para gerentes de projeto mais experientes que querem consolidar suas habilidades e se destacar profissionalmente na área.

Para se candidatar à certificação PMP, você precisará atender a pelo menos um dos dois grupos de requisitos abaixo:

Formação de quatro anos (de bacharel ou equivalente)
Mínimo de três anos de experiência no gerenciamento de projetos
Mínimo de 4.500 horas de liderança e direção de projetos
35 horas de formação em gerenciamento de projetos

OU

Diploma de ensino médio (ensino médio ou equivalente)
Mínimo de cinco anos de experiência no gerenciamento de projetos
Mínimo de 7.500 horas de liderança e direção de projetos
35 horas de formação em gerenciamento de projetos

Atendidos os pré-requisitos, você poderá fazer o exame. Caso queira mais informações sobre o exame para a certificação PMP, comece pelo manual.

Para manter a certificação PMP, você precisará realizar um série de atividades na área de gerenciamento de projetos, como treinamento ou trabalhos com projetos. As atividades são contabilizadas na unidade PDU (Professional Development Unit, ou Unidade de Desenvolvimento Profissional), e cada tipo de atividade equivale a um número diferente de PDU’s. Na certificação PMP são necessários 60 PDU’s a cada 3 anos.



A última certificação que falaremos hoje é a PMI-ACP (Agile Certified Practitioner, ou Profissional Certificado em Métodos Ágeis): ela é usada como reconhecimento do conhecimento de princípios ágeis, práticas e ferramentas e técnicas através de metodologias ágeis.

Caso você já trabalhe com métodos ágeis e queira demonstrar profissionalismo nas práticas ágeis para gerenciamento de projetos, ou deseja consolidar seus conhecimentos em metodologia ágil, está é uma boa opção para você.

Para se candidatar à certificação PMI-ACP, você precisará de (1) pelo menos 2000 horas de trabalho em equipes de projeto nos últimos 5 anos, (2) 1.500 horas de trabalho em equipes de projetos utilizando métodos ágeis (além das 2000 horas do item anterior) e (3) 21 horas de contato com as práticas ou métodos ágeis. 

Para manter a certificação PMI-ACP, são necessários 30 PDU’s a cada 3 anos. Para mais detalhes, consulte o manual deste exame.

Então é isso, pessoal. No próximo post falaremos sobre outras certificações, desta vez as certificações PMI-SP, PMI-RMP e PgMP. Caso você não tenha se interessado em nenhumas das certificações do post de hoje, talvez você encontre o que precisa no próximo post. Fiquem ligados e até mais.


REFERÊNCIAS

https://brasil.pmi.org/brazil/CertificationsAndCredentials/CAPM.aspX
https://brasil.pmi.org/brazil/CertificationsAndCredentials/PMP.aspx
https://brasil.pmi.org/brazil/CertificationsAndCredentials/PMI-ACP.aspx

Categories:

Um comentário:

  1. Não sabia dessas exigências em ter X horas de participação em projetos... Não adianta ter somente o dinheiro pra investir... Aliás uma dúvida, quanto está girando uma certificação básica em PMI?

    ResponderExcluir