domingo, 18 de novembro de 2018

Você sabe o que é CMMI?


Resultado de imagem para imagens CMMIAntes de responder a pergunta acima, vamos falar um pouco sobre o seu antecessor, o CMM. Esse modelo foi utilizado para avaliação da maturidade dos processos de software de uma organização e para identificação das práticas chave que são requeridas para aumentar a maturidade desses processos. Ele Propõe uma escala crescente de controle e visibilidade sobre os processos e sobre os resultados técnicos e gerenciais do projeto de software.
Sua primeira publicação ocorreu em 1993 (SW-CMM) com o objetivo de guiar organizações a conhecerem e melhorarem seus processos de desenvolvimento de software com a implementação de práticas definidas. O sucesso do SW-CMM causou o desenvolvimento de outros CMMs como Systems Engr CMM, People CMM, Systems Security Engr CMM, IPD CMM, Software Acq CMM e etc. Entretanto, eles possuem diferentes estruturas, formatos, termos e modos de medir a maturidade o que gerou confusões, especialmente quando mais de um modelo era utilizado, dificultando a integração em um único programa de melhoria.
Por conta dessa problemática, foi criado o CMMI (Capability Maturity Model Integration), fruto de um trabalho colaborativo de mais de 100 pessoas, envolvendo perto de 30 organizações, entre o Software Engineering Institute (SEI), governo e indústria com o intuito de integrar todos os modelos gerados a partir do CMM.
Hoje a abrange 101 países e esta traduzido em 10 línguas.
Abrangência CMMI, fonte: http://cmmiinstitute.com/get-started

O CMMI atesta o grau de evolução em que uma organização se encontra num determinado momento. Além disso, tem por objetivo principal funcionar como um guia para a melhoria dos processos da organização, considerando para isto atividades como o gerenciamento do desenvolvimento de software, prazos e custos previamente estabelecidos. O objetivo maior, considerando o CMMI e seus diferentes conceitos, está justamente na produção de software com maior qualidade e menos propenso a erros. Dentre os principais benefícios da implantação do CMMI, vale a pena destacar:

  • Ajuda a integrar funções organizacionais tradicionalmente separadas.
  • Provê orientações para qualidade de processos.
  • Define e prioriza objetivos de melhoria.
  • Provê um ponto de referência para a avaliação de processos correntes.
  • Pode ser usado para guiar a melhoria de processos de um projeto, divisão ou toda a organização.
Vale ressaltar que o CMMI apresenta modelos, não uma metodologia, ou seja, ele Descreve o que é necessário implementar mas não explicita como fazê-lo. O “como” é uma particularidade de cada organização.
Modelos CMMI, fonte: http://cmmiinstitute.com/get-started
O CMMI propõe duas representações: Contínua (Continuos) e Por Estágios (Staged). A representação contínua apresenta níveis que descrevem o grau de capacidade de organização relativo a uma área de processo particular, já a por estágio, embora possua as mesmas áreas de processo, metas e práticas que o modelo contínuo, avalia a maturidade da organização como um todo.
Nas próximas postagens trataremos individualmente de cada uma das representações. Ficou curioso? Basta acompanhar que te deixaremos por dentro de tudo! Até logo!



Referências: 

http://cmmiinstitute.com
CMU/SEI-2010-TR-033
Modelos de Qualidade de Software - Mário Lúcio Côrtes e Thelma C. dos Santos Chiossi, Capítulo – 5, 8.
Slides do prof. Débora M C Nascimento

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